quinta-feira, outubro 18, 2012

A busca inócua pelo eleitor do engarrafamento no Itaigara



Acho inócuo disputar a "velha" classe média de Salvador com propostas de viadutos e afins. Este eleitor, que tem o trânsito no Itaigara como a coisa mais importante da vida, votará em ACM Neto por relação ideológica, familiar, racial e de classe. A nível municipal, o PT disputou e reverteu segmentos desta classe média com concepções avançadas de planejamento, além de gestão sob alicerce da transparência e participação popular. E isso deu muitos resultados, não só eleitorais, mas também de quadros políticos, intelectuais e etc. É o tradicional voto de "opinião", sob capacidade de se multiplicar, por exemplo, nas universidades, que se expandiram nos governos Lula.  

A questão é que agora a "velha" classe média pode definir a eleição de Salvador, e os gênios do marketing voltaram a se balizar em pesquisas de opinião quantitativa no 2° turno: "O trânsito é um dos principais problemas para este setor da cidade. Logo, vamos propor resolver isso." Descartaram o viés qualitativo do debate urbano. Na verdade, acho que Pelegrino deu sinais que ia perder este debate ao não ir de encontro ao Camarote Salvador, sob propriedade da família Magalhães. Perdeu a oportunidade ímpar de ideologizar a concepção público x privado (oligárquica) neste setor social- é curioso como pessoas que tornaram o movimento Desocupa a coisa "Avant-Gard" do verão declararem voto em ACM Neto. 

Antes que me acusem de elitista, também acho que existe voto de "opinião" e ideológico nos setores populares. Mas isto é outro papo.   

3 Comments:

Blogger Textos ao Vento said...

Na mosca, Pedro! Mandala fechada.

5:43 PM  
Blogger Textos ao Vento said...

Na mosca, Pedro! Mandala fechada.

5:44 PM  
Blogger alinep said...

pedro, pelegrino está propondo construir 6 viadutos, qual a proposta dele para transporte público? eu realmente só vejo os 2 candidatos falando sobre viadutos etc, nunca sobre pedestres e urbanismo.
Abraço.

9:39 AM  

Postar um comentário

<< Home