sexta-feira, agosto 09, 2013

Por que o Fora do Eixo não pode fazer autocrítica?




Autocrítica é uma prática que deve ser naturalizada por todos aqueles que fazem luta política. Errou, reflete, expõe e procura mudar. Só aqueles com grandeza humana e política podem fazer isso. Então, por que o Fora do Eixo não pode fazer autocrítica? 


Até agora, em nenhum momento eles respondem de forma objetiva as críticas, porque em muitos casos significa assumir o erro. Acho a experiência deles referência para nosso tempo. O que eles fizeram já deixou marcas. Daqui pra frente vai ter que se fazer mobilização cultural melhor que eles, ou mesmo, que eles se superem. 

Mas não dá para continuar a escamotear as movimentações políticas, a falta de transparência sobre a utilização de recursos públicos, bem como mecanismos falsos de obtenção, a exemplo de públicos "superfaturados". Também não dá para não responder sobre as denúncias de exploração do trabalho, apropriação indevida de produção artística, e principalmente casos de opressão.

Ou respondem e mudam algumas práticas, ou vão ficar para história como os caras que acumularam capital - simbólico, financeiro e político - as custas de exploração predatória, não regulamentada, por estar protegida por círculos pessoais e afetivos opressores.