sexta-feira, janeiro 04, 2013

Nem tudo são cinzas no Solar Boa Vista


Nem tudo são cinzas no Solar Boa Vista. Enquanto João Carlos Bacelar administra a Secretaria de Educação de Salvador sob suspeitas de corrupção, nos governos João Henrique e ACM Neto, o amigo Chicco Assis está à frente da revitalização do espaço cultural do parque nos últimos cinco anos. 

O teatro, antes opaco, se tornou dia e noite local de atividades das diversas linguagens artísticas. Os jardins que Castro Alves passeou são dignificados, em grande medida, pela ação de Chicco.

De lá para cá, entre outras "mil" coisas, o espaço foi responsável por "repatriar" Mateus Aleluia e aglutinar diversos grupos afrobaianos. Neste verão uma programação especial foi preparada com ska, cinema popular, jazz, teatro infantil... o Verão no Solar 40º (http://blogdosolar.wordpress.com/


Iniciativas como a de Chicco não têm espaço na comunicação do governo, e também estão longe de ser fetiche da Rede Bahia, ou do glamour "Guerreiriano".

Brotas agora protagoniza o circuito cultural de Salvador, sob o jeito afetuoso, grande e simples de Chicco.

Eis que hoje o fogo se alastrou. Segundo Chicco: "Como dói ver 400 anos de história se resumindo a cinzas, em 4 horas de combate ao fogo, e suas lágrimas não serem suficientes para abrandar as chamas."

Ainda assim, sob essa dor, Chicco está planejando reconstruir seu castelo de areia, quando a maré - ou melhor, as cinzas - abaixarem. Já está pensando no dia 14 de março, aniversário de Castro Alves, promover uma grande festa em prol da restauração do antigo prédio que ele tenta cercar e girassóis.

Seria uma boa que todos (as) que marcaram ou foram marcados pelos jardins do Cine-Teatro Solar possam contribuir.

Agora vou dormir, vá também Chicco, todos nós temos que mostrar que esta cidade não é a "cityville" de ACM Neto. Temos sangue e história nas veias para reconstruir esta cidade, sem precisar do "netinho".




Mais algumas notas... 
-No mês e julho já está programado uma homenagem ao histórico grupo Badauê no teatro Solar.
- A diretoria de Espaços Culturais da Secult-BA, sob responsabilidade de Giuliana Kauark, tem alta dose de contribuição na retomada do Solar.