quarta-feira, outubro 16, 2013

Se você discorda de Caetano, concorda comigo



Por que a defesa de Caetano e adjacências tem caráter de censura? Porque veta a divulgação de um conteúdo previamente. 


Imagino que todos por aqui defendem que se houver alguma calúnia ou difamação nas biografias os interessados tem todo o direito, e dever, de entrar na Justiça. Mas, de forma alguma, a possibilidade de acontecer tais violações pode significar o veto a priore do conteúdo. 

Pois bem, se você concorda com as questões acima, você também concorda que é preciso responsabilizar judicialmente toda reportagem que chega na periferia, invade e expõe a privacidade de uma família para transformar num show uma briga entre pai e filho, mãe e irmãos, e etc.

Você também concorda que deve responder na Justiça aqueles que entram numa delegacia, pegam alguém sob custódia do Estado, sem direito a um advogado ou defensor, e o acusam de um crime que ainda é suspeito. Mais ainda, a maioria é considerada inocente ao final do processo, mas já tem sua vida comprometida pela tv, jornal e depois no youtube.

Creio que você também concorda que um jornal que expõe uma menina de 13 anos no dia das crianças de forma sexualizada também deve responder na Justiça.

Pois bem, se você discorda de Caetano, por princípio, e não apenas por se achar alguém mais importante por discordar de Caetano, você está do mesmo lado das entidades que debatem direitos humanos e mídia no Brasil.

Todas elas defendem que as violações devem ser penalizadas após serem expostas, e, em nenhum momento, anterior à divulgação.

Mas se você, por preconceito e influência dos grandes meios, trata a atuação dessas entidades como cerceadores da liberdade de expressão e imprensa; pense bem, e reveja sua posição.