sábado, julho 12, 2008

Gil & Salvador

Acho que não poderia haver escolha melhor para recomeçar nesse blog. Cidade do Salvador é um dos discos mais completos de Gilberto Gil. Gravado num dos períodos mais férteis do autor, entre 1973 e 1974, o LP duplo ficou curiosamente na gaveta e só foi as prateleiras em 1999. Nesse trabalho Gil demonstrou que sua relação com a capital baiana não iria se desfazer. E olhe que já tinha experimentado o exílio e aberto muitas portas abertas no Rio de Janeiro, São Paulo, New York, London e Paris.

A homenagem a capital é oportuna com meus propósitos, afinal esse ano acontecerá a eleição mais disputada da história da cidade, o que vai tomar bastante minha atenção. Vale um resgate: em 1988 Gilberto Gil foi o candidato a vereador mais votado de Salvador com 111 mil votos pelo PMDB. Na época foi até especulada sua candidatura ao Palácio Tomé de Souza. Graças a Waldir Pires ele acabou com essa ideia. Afinal sua participação na Câmara de Vereadores foi sofrível, imagine no comando da cidade? Pensando melhor, qualquer coisa poderia ser melhor que o radialista Fernando José que foi eleito neste ano.

Voltando ao disco... ele começa com "Meio de Campo". Uma conversa fiada que conecta a atitude contemplativa de Gil com a vida á posição mais cerebral do futebol, o meio campista. Depois tem xote, homenagem a deuses do candomblé e duas das letras exemplares na construção do imaginário soteropolitano: Tradição e Ladeira da Preguiça. Na primeira a explanação da liberdade afetiva de Gil por intermédio da garota do Barbalho e o "rapaz que ela namorava", que era "muito inteligente" e andava sempre lindo, rindo e cantando. Isso ainda "no tempo que preto não entrava no Baiano", o que evita culpar a residência na Europa por sua viadagem. A segunda é um samba com ares de bossa cheio de trocadilhos e intersecções. A Ladeira da Preguiça, situada no bairro do Dois de Julho, inspira o atual Ministro da Cultura, no exílio, a contar que na Europa o "mundo é uma maravilha" onde tem uma ilha Fomenteira (Espanha) que se chega de barco "que nem lá/ na Ilha do Medo, Frade e Maré".

Para baixar basta entrar no link abaixo:
Gilberto Gil - Cidade do Salvador

4 Comments:

Blogger Marcelo Arruda said...

Excelente disco. nunca vi ele colocado entre os melhores docabra. porque?

8:11 AM  
Blogger Pedro Caribé said...

Curioso né Marcelo?
Gil teve alguns bons discos mal sucedidos comercialmente. Na verdade ele só começou a ter reconhecimento comercial compátivel com sua qualidade quando as mulher, Flora, assumiu a carreira. pelo menos é assim que contam...

10:54 AM  
Blogger wagner Gomes said...

O disco eu sei que é muito bom, mas infelizmente o link do rapidshare esta dando erro, não funciona.Se puder disponibilizar um link válido para eu poder efetuar o download, eu agradeço, um abraço!!

3:30 PM  
Blogger wagner Gomes said...

O disco eu sei que é muito bom, mas infelizmente o link do rapidshare esta dando erro, não funciona.Se puder disponibilizar um link válido para eu poder efetuar o download, eu agradeço, um abraço!!

3:30 PM  

Postar um comentário

<< Home