domingo, julho 13, 2008

O amor e as eleições de Salvador

Flor da Idade
Chico Buarque e Paulo Pontes
"Carlos amava Dora que amava Lia que amava Léa que amava Paulo
Que amava Juca que amava Dora que amava Carlos que amava Dora
Que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava
Carlos amava Dora que amava Pedro que amava tanto que amava
a filha que amava Carlos que amava Dora que amava toda a quadrilha"

Nestas eleições soteropolitana o nanico Hilton Coelho (PSOL) pode inteferir e muito no resultado. Especialmente por saber atacar como ninguém a Frente de Esquerda, encabeçada por Walter Pinheiro. Coelho era (é) um apaixonado petista que despertou um texto de amor sobre essas eleições, inspirado na letra de Chico e Paulo Pontes, Flor da Idade. A música foi utilizada na épica peça Gota d´água, uma releitura tupiniquim da relação de Tristão e Isolda, um jovem casal que enfrenta obstáculos sociais para viver junto.

Vamos ao texto:

ACM Neto e Imbassahy se amavam. Brigaram por causa do "". O patriarca foi a Raimundo Varela, na época, choramingar para um dos melhores quadros que o carlismo produziu: "Imbassay você não me deu um telefonema se quer. Fui padrinho de uma de suas filhas". Dizem que o racha foi por dinheiro e honra, com direito a tapas e beijos.
Imbassahy passou a amar João Henrique, que o acolheu de braços abertos. O coração que marcava a campanha de 2004 do atual prefeito foi realmente grande no início, esqueceu até as grossas dívidas da gestão do ex carlista, que virara tucano de carteirinha. Essa transa não durou muito porque Imbassahy não resistiu ao coração livre de João, que começava a dormir todo dia com Geddel. E há que se diga: após uma briguinha João & Geddel se apaixonaram. Formam um casal exagerado, desses que se afastam da família, dos amigos e querem trepar até nas vistas das crianças. O resultado é banho de luz, banho de asfalto e recuperação de canal por toda Salvador nas vésperas da eleição.
João também amava toda a esquerda. Lídice era companheira desde dos passeios pelos gramados da Assembléia Legislativa. O PT e PCdoB adoravam caminhar lado a lado com João no bandeijão da Casa. Eram dias agradáveis, todos contra um mal comum. João ao assumir o Palácio Tomé de Souza foi generoso com eles, distribuiu boas Secretarias como: Educação, Saúde, Emprego e Renda. Quando virou João & Geddel deu ciúmes. Menos para Pinheiro que tirou até foto no altar para manter o PT na gestão. Casaram para satisfação do titio rico Jaques Wagner, já tinha até filho na barriga para 2010: Pinheiro e Geddel pro Senado. A versão oficial é que o aborto foi espontâneo. Creio que até tentaram o filho mas o casal era infértil.
Hilton Coelho é fruto do antigo casamento de Jorge Almeida com o PT. Era uma família conhecida publicamente pelo emocionalismo e o filho prodígio Pelegrino. Viviam de briguinhas com Lídice e o PCdoB, mas reconciliavam dentro da cozinha nas grandes festas da família marxista. O candidato do PSOL a prefeitura de Salvador aprendeu a amar dentro da família política tradicional e sua lógica eleitoral. Num claro complexo de Édipo ataca a frente de esquerda de corrupção para abocanhar meia dúzia de votos que podem vir a tirar Pinheiro do segundo turno. O discurso de Hiltonsuscita paixões, platônicas, de ACM Neto, Imbassahy e João Henrique. É que o PSOL é tão petista que só sabe atacar o PT. Coisas do amor.

Chico inspirou mas quem acompanhou o texto foram:
Victor Assis Brasil Interpreta Jobim, 1970
Caetano Veloso, 1971.
Pode Baixar!

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Muito bom texto, sr. Pedro. Muito bom o humor e a devida ironia. Devo voltar outras vezes.

5:16 PM  

Postar um comentário

<< Home